Curiosidades

O que é a Cremação?

A cremação é um dos procedimentos funerários mais antigos que o homem pratica.

Pelo mundo sempre foi considerado um dos processos mais comuns por ser uma prática muito higiénica.

Algumas civilizações desde 1.000 A.C já usavam essa prática como ritual fúnebre, os gregos e posteriormente também os romanos praticavam o processo de cremação nos seus mortos. O significado da cremação já naquela época era um gesto importante de oferecer um destino “digno” aos mortos.

Assim, primeiramente, se a família assim o desejar, é feita a cerimónia religiosa onde os familiares podem fazer as suas últimas condolências. Depois disso, a urna segue para o crematório. Aí, são retiradas todas as partes de metal da urna e a mesma é colocada no forno. Depois disso, as cinzas sofrem mais uma seleção para certificar que não têm nenhum metal ou parte decomposta. Seguidamente as cinzas são entregues à família.

Nestas situações de cremação existem várias alternativas:

– A família pode optar por adquirir uma urna própria para cinzas e levá-las consigo ou então espalhá-las em algum sítio próprio a pedido do familiar falecido;
-Por outro lado, a família pode escolher deixar as cinzas na urna no cemitério. Alguns cemitérios têm preparado espaços conhecidos como “o jardim da saudade” onde as cinzas são espalhadas;

Transforme as cinzas numa árvore 

Hoje em dia já é possível adquirir urnas ecológicas com definições tecnológicas que permitem transformar as cinzas numa árvore. O que realmente acontece é que a urna, tem uma componente de terra e a pessoa pode escolher a semente que vai plantar. As cinzas são acrescentadas. Futuramente, a urna transforma-se num pequeno vaso e o composto pode ser transferido para um maior. Pode consultar e pedir informações desta urna no nosso site.

Transforme-as em lembrança

Outra opção é transformar as cinzas de cremação em jóias ou outros objetos para facilitar a lembrança e a recordação do ente querido. Para além disso, há quem escolha a opção de transformar as cinzas em lápis, fogos de artifício, retratos, ampulhetas e até enchimento de ursos de peluche. A ideia é de manter viva a lembrança da pessoa, com um objeto ou uma arte que ajudará a se conectar com aqueles que já foram.

– Enviar as cinzas para o espaço

Para quem tem um pouco mais de condição financeira e deseja transformar esse momento numa homenagem ainda mais diferente, é possível enviar as cinzas de cremação para o espaço, num foguete específico projetado para esse fim. Essa é uma ótima maneira de homenagear aqueles que nutriam uma paixão pela astronomia, astrologia, ficção científica e pela vida de astronauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *